3,555km
Ciclovia: Ciclovia da Marginal Atlântica.
Início/Fim: A Ciclovia começa a Sul, do Percurso, no Passeio Manuel Barros, mesmo à frente do Forte de S. João Baptista, um pouco acima da foz do Rio Ave.

GPS: 41° 20' 31.73" N,  8° 45' 8.44" W

Fim/Início: Termina a Norte, nos limites do Concelho com a Póvoa de Varzim. Na Avenida Infante D. Henrique, cruzamento com a Travessa Poça da Barca, ao lado da Marina da Póvoa de Varzim.

GPS: 41° 22' 20.3" N,  8° 45' 42.07" W

Extensão: 3.555 metros.
Caracterização do Percurso: A Ciclovia percorre toda a marginal marítima Norte, de Vila do Conde, entre a foz do Rio Ave e o Concelho vizinho da Póvoa de Varzim, enquanto acompanha as Praias da Frente Urbana Norte.

Começa na área circundante ao Forte de S. João Baptista, percorre o Passeio Manuel Barros, as Avenidas do Brasil e Infante D. Henrique, para terminar onde começa a Ciclovia da Póvoa do Varzim, junto à Marina.

Pontos de Interesse: A requalificação urbana levada a cabo pelo Programa Polis, em 2012, na Frente Urbana Marítima Norte, a cargo dos Arquitectos Siza Vieira e Alcino Soutinho, resultou num sem número de beneficiações, das quais destacamos esta Ciclovia. Em contrapartida, no ano seguinte, 2013, realizou-se a última prova do histórico Circuito Automóvel de Vila do Conde, a Princesa do Ave, do qual faziam parte desta nova marginal, a Curva do Castelo e a Recta da Meta, na Avenida Brasil.

Logo no início do Percurso, um pouco a Norte da Foz do Rio Ave, encontra a Capela de Nossa Senhora da Guia, o Padrão comemorativo da Primeira Tentativa de Desembarque da Esquadra Liberal e o Forte de S. João Baptista, onde começa esta Ciclovia.

Depois, são muitas, as Praias que constituem a Frente Urbana Norte de Praias de Vila do Conde, percorridas pela Ciclovia, do princípio ao fim.

Pelo caminho vai, ainda, passar pela Casa dos Pescadores e pelo Monumento ao Pescador de Vila do Conde; pelo Farolim do Aguilhão; pela Escultura do Memorial aos Náufragos; pela Igreja Paroquial das Caxinas, Igreja dos Navegantes e, pela Marina da Póvoa de Varzim.

Ao longo de todo o Percurso, vai poder, ainda, aceder às três Estações da biConde - Sistema de Bicicletas de Uso Partilhado, de Vila do Conde.

Envolvência: O Litoral Atlântico e as Praias de Vila do Conde, ladeiam a Ciclovia a Poente, enquanto a Nascente, é a zona residencial da marginal oceânica, que acompanha a Ciclovia.
Utilização: A Ciclovia desenvolve-se paralela e ao mesmo nível, do passeio pedonal, encostada à via rodoviária, em canal segregado. Assim, é uma via dedicada à circulação de Bicicletas e outros modos suaves de transporte.
Piso e sinalização: O piso é em betuminoso, rolante, com cerca de 2,20 metros de largura.

Apresenta sinalização vertical normalizada de Ciclovia, e horizontal com a tradicional Bicicleta deitada, pintada a branco no pavimento, a cada cem metros.

Declive: Ciclovia completamente plana, tanto mais que se desenvolve totalmente ao longo da Avenida Marginal.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Vila do Conde
Inauguração: A Ciclovia está em funcionamento desde 2005
Notas: A Ciclovia da Marginal de Vila do Conde, sendo parte integrante da Rede de Ciclovias da Área Metropolitana do Porto, une-se à Ciclovia da Póvoa de Varzim - na Travessa Poça da Barca - como um todo.
 
Utilização/Use
Bicicleta/Bicycle Interdito a Veículos Motorizados/Prohibido para Vehículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles
 
Fotogaleria/Slideshow
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
Multimédia
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 27.Novembro.2020
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #