No Verão de 2010 o Troço de Amarante, da Ecopista da Linha do Tâmega, está já totalmente
construído, podendo ser percorrido com todo a comodidade e segurança.
São mais de 9 quilómetros numa via ciclável, exclusiva, assente num piso composto por
betuminoso colorido, em tons de terra, conferindo conforto e polivalência através do baixo atrito de rolamento. A
Ecopista tem uma largura constante de 3,50 metros sendo ladeada por lancis de madeira, recordando assim as
chulipas
As vigas transversais em que assentam os carris do caminho-de-ferro chamam-se travessas.
Essas travessas também têm o nome de dormentes.
Em inglês os dormentes têm o nome de "sleeper". Por evolução fonética, temos chulipa.
Ora diga lá em voz alta: SLEPPER → CHULIPA.
Fonte: http://letratura.blogspot.com/
onde assentavam os carris da antiga linha ferroviária.
Ao longo de todo o percurso os utilizadores dispõem de bancos e papeleiras, bem como de
iluminação pública no Troço compreendido entre as estações de Amarante e Gatão.
A Ecopista esta sinalizada com a instalação de sinalética em granito e alumínio,
constituída por marcos quilométricos e painéis informativos de localização e direcção.
Também, no que confere à vegetação, o projecto de execução da Ecopista da Linha de
Amarante prevê a manutenção da área verde existente, nomeadamente, com a criação de uma faixa de circulação
fresca, através da densificação arbórea para sombreamento.
Fonte: C. M. Amarante
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