Ecopista da Linha do Tâmega (LINHA DO TÂMEGA Greenway) |
A Linha do Tâmega - inicialmente denominada Caminho de Ferro do Valle do Tâmega - ligava a estação de Livração (Marco de Canavezes), da Linha do Douro, à estação de Arco de Baúlhe (Cabeceiras de Basto), numa extensão total de 51,733 quilómetros. No dia 1 de Janeiro de 1990 foi desactivado todo o serviço comercial entre Amarante e Arco de Baúlhe, deste ramal ferroviário, dando assim lugar a uma via verde destinada a passeios pedestres, de Bicicleta ou qualquer outro meio não poluente. Em 2007 as Autarquias envolvidas, a Refer e o Estado assinaram um protocolo que resultaria na construção da Ecopista da Linha do Tâmega, uma via que atravessa três Municípios ao longo de quase 40 quilómetros, Amarante, Celorico de Basto e Cabeceiras de Basto. Esta Ecopista percorre uma das mais belas linhas ferroviárias do país, permitindo o contacto directo com o património histórico e natural envolvente, nomeadamente as muitas aldeias e pontes que atravessa em toda a sua extensão, as paisagens verdejantes de inigualável beleza e, o Rio Tâmega, ex-líbris desta região, e que acompanha quase sempre, de muito perto. Este projecto, que se inclui na Rede Europeia de Vias Verdes, tem o seu início ao km 12,467, na cidade de Amarante, e términos ao km 51,733 na Freguesia Cabeceirense de Arco de Baúlhe. Até 2012 apenas o Percurso de Amarante se encontrava em funcionamento, ligando a Princesa do Tâmega a Chapa. Com a inauguração dos Percursos de Celorico de Basto e Arco de Baúlhe, em 2013, a Ecopista da Linha do Tãmega fica agora completa. Fonte: Municípios e Wikipédia |
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