6,980 km
Ciclovia: Percurso de Guimarães.

Pista de Cicloturismo Guimarães-Fafe.

Início/Fim: O Percurso de Guimarães, começa entre a Rua Padre João Oliveira e a EN101, no Lugar da Devesa, Freguesia de Mesão Frio.

GPS: 41° 27' 21.48 "N,  8° 16' 1.99" W

Fim/Início: Este Percurso da Ecopista de Guimarães, termina nos limites dos Concelhos de Guimarães e Fafe, entre o Lugar de Outeiro - Freguesia de Infantas, Guimarães, e o Lugar de Reriz - Freguesia de Fareja, Fafe.

GPS: 41° 25' 10.17" N,  8° 13' 44.35" W

Extensão: 6.980 metros.
Caracterização do Percurso: Trata-se de um antigo canal ferroviário que liga as cidades de Guimarães e Fafe. Contorna algumas povoações enquanto se dirige ligeiramente para Sul.
Pontos de Interesse: A cidade de Guimarães é uma referência no Turismo do Norte de Portugal, em particular no Vale do Ave, como identitária da fundação da Nacionalidade.

O seu centro histórico com o casario secular, as ruas e os monumentos, que mantém o traçado medieval, foi considerado Património Cultural da Humanidade no ano de 2001.

Estação CP de Guimarães.
Apeadeiro CP de Aldão - S. Torcato.
km 0,000: Início: Rua Padre João Oliveira, Devesa, Mesão Frio.
km 0,039: Passagem inferior sob a EN101.
km 0,448: Cuidado! Cruzamento com a Rua da Estrada Nova (N205).
km 0,521: Passagem inferior sob a EN101.
km 0,871: Protecção aos Peregrinos.
km 1,050: Antigo Apeadeiro CP de Penha.
km 2,060: Túnel de Paçô Vieira.
km 2,087: Estação CP de Paçô Vieira.
km 6,960: Fim: Infantas (Guimarães) - Fareja (Fafe).
Envolvência: O Percurso de Guimarães, da Ecopista, ao contrário do Percurso de Fafe, caracteriza-se por ser mais de cariz urbano e não tanto de meio rural, embora, por isso, com o aproximar do fim do trajecto, se torne cada vez mais rural.
Utilização: É permitido circular a pé e de bicicleta. O trânsito motorizado e a circulação de animais estão proibidos em toda a Pista de Cicloturismo.
Piso e sinalização: O piso é asfaltado e tem pintado no centro um traço contínuo branco que separa o tráfego nos dois sentidos, com largueza suficiente. Também possui sinalização rodoviária vertical e horizontal.

Em alguns cruzamentos, os utilizadores da Ecopista têm prioridade sobre quem se apresenta, tanto pela direita como pela esquerda.

Declive: Como se trata de uma antiga linha ferroviária, não apresenta declives acentuados. Após uma ligeira subida, o trajecto do lado de Guimarães é praticamente sempre a descer até se encontrar com o Percurso de Fafe, no Lugar de Outeiro.

Grau de Dificuldade: Dificuldade Fácil, considerando o pouco declive e a curta distância.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Guimarães
Colaboração: BTT Guifões
Inauguração: Este foi o segundo Percurso, da Ecopista de Guimarães, a entrar em funcionamento, tendo sido inaugurado no dia 24 de Junho de 1999.
Notas: No ponto de início, na Rua Padre João Oliveira, liga-se à nova Ciclovia Urbana de Guimarães em direcção ao centro da cidade.

No final, no Lugar de Outeiro, une-se ao Percurso de Fafe proporcionando uma Pista de Cicloturismo contínua com uma extensão total superior a 15 quilómetros.

 
Utilização/Use
Ecopista da Linha de Guimarães - Percurso de Guimarães Bicicleta/Bicycle Ecopista da Linha de Guimarães - Percurso de Guimarães Ecopista da Linha de Guimarães - Percurso de Guimarães
 
Fotogaleria/Slideshow
Percurso de Guimarães, da Ecopista de Guimarães
 
Google Maps
 
Google Earth #
 
GPS #
Ecopista Guimarães - Fafe: Percurso de Guimarães
 
Gráfico de Altitude
Ecopista Guimarães - Fafe: Percurso de Guimarães
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 07.Abril.2020
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #