12,990km
Ciclovia:

Ecopista - Caminho do Rio

Início/Fim: A Ecovia começa na Praia da Mota, praia fluvial da margem esquerda do Rio Minho, na Freguesia de Gondarém, marginal Sul do Concelho de Vila Nova de Cerveira.

Começa, ao lado do Cais da Mota e em frente à Ilha dos Amores.

GPS: 41° 55' 13.13" N,  8° 46' 24.28" W

Fim/Início: Termina poucos metros à frente da Praia Fluvial de Montorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã. Exactamente no limite Norte do Concelho de Vila Nova de Cerveira, com o Concelho vizinho de Valença.

GPS: 41° 59' 21.58" N,  8° 40' 52.67" W

Extensão: 12.990 metros.
Caracterização do Percurso: Este é um Percurso de pequena rota, em estreito contacto com a Natureza, aproveitando trilhos e caminhos de servidão já existentes.

Estende-se preponderantemente ao longo da margem esquerda do rio Minho, em harmonia com a paisagem envolvente. Percorre praticamente toda a marginal ribeirinha do Concelho Cerveirense, nomeadamente a marginal urbana, enquanto atravessa algumas Freguesias.

Pontos de Interesse: Nesta Ecovia não faltam pontos de interesse para apreciar e visitar.

Começa na Praia Fluvial da Mota, percorre a margem esquerda do Rio Minho, passa pela Praia Fluvial da Lenta, para terminar na Praia Fluvial de Montorros. Pelo caminho vai encontrar diversos Cais e Marinas, Parques de Lazer e de Merendas, Observatórios de Aves, etc.

Ao atravessar a marginal ribeirinha urbana de Vila Nova de Cerveira, vai deparar-se com o Parque de Lazer do Castelinho, que disponibiliza diversas valências de lazer, infantis, desportivas, e lúdicas, onde se destaca o Aquamuseu do Rio Minho.

Como está na Vila das Artes, não podia deixar de se cruzar com diversas obras de arte, na forma de esculturas, ao longo do corredor ciclável.

Envolvência: Trata-se aqui de um Percurso de Natureza, que se desenvolve integralmente na margem do Rio Minho, com as suas características rurais em que se evidencia a biodiversidade que acompanha o rio, as atividades agrícolas e a pesca.
Utilização: Percurso partilhado bidireccional.

Percurso pedonal e ciclável destinado a todas as pessoas, incluindo as de mobilidade reduzida. Pode ser utilizado por peões, Bicicletas, patins, trotinetes e skates.

Piso e sinalização: O piso é em betuminoso, rolante. A sinalética existente é vertical e horizontal.
Declive: Percurso praticamente plano, tanto mais que se desenvolve na margem do rio. No entanto, existe um único e ligeiro declive, para passar por baixo da Ponte da Amizade.

Grau de Dificuldade: Dificuldade média, considerando apenas a sua extensão.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira
Apoios: Eladio Cortizo

Christopher Guimaraens

Blog Ir em Viagem

Os Amigos dos Patins

Inauguração: O Percurso mais antigo, o Percurso Sul, entre a Praia da Mota e a Praia da Lenta, foi inaugurado no dia 1 de Junho de 2013. Dois anos depois foi inaugurado o Percurso Norte, entre a Praia da Lenta e Montorros, no dia 18 de Julho de 2015.
Notas: Em Montorros, no limite Norte do Concelho, liga-se à Ciclovia do Rio Minho, pertencente ao Município de Valença, seguindo depois pela Ecopista do Rio Minho, até Monção.
Ampliação da Ciclovia: A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, está, neste momento, a prolongar o Percurso da Ecovia para Sul, até aos limites do Concelho, para se ligar em Gouvim, à Ecovia Caminho do Rio Minho, pertencente ao Município vizinho de Caminha.
 
Utilização/Use
Caminhada/Caminante/Pedestrian Bicicleta/Bicycle Patins/Patines/Roller Skate Interdito a Veículos Motorizados/Prohibido para Vehículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles
 
Fotogaleria/Slideshow
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
 
Multimédia
 
Multimédia
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 22.Fevereiro.2021
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 13.Junho.2015