12,990km
MEIOS DE UTILIZAÇÃO PERMITIDOS E DISPONIBILIZADOS NESTA ECOVIA
Voltar
Regressar à Ecopista - Caminho do Rio
 
Caminhada/Caminante/Pedestrian Bicicleta/Bicycle Patins/Patines/Roller Skate Trotinete/Patinete/Scooter Skate/Patineta/Skateboard
CAMINHADA BICICLETA PATINS TROTINETE SKATE
+ Percurso pedonal e ciclável destinado a todas as pessoas, incluindo as de mobilidade reduzida. Pode ser utilizado por peões, Bicicletas, patins, trotinetes e skates.
 
Interdito a Veículos Motorizados/Prohibido para Vehículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles Interdito a Motos/Prohibido a las Motocicletas/Prohibited to Motorcycles Interdito a Automóveis/Interdicción de Automóviles/Car interdiction
VEÍCULOS
MOTORIZADOS
MOTAS/
MOTORIZADAS
AUTOMÓVEIS
- Não é permitida a circulação de veículos motorizados, motos e motorizadas, e automóveis.
 
Rio Minho Praias Fluviais, da Mota e da Lenta Parques de Lazer, do Castelinho, da Lenta e de Montorros Zonas de Descanso e Contemplação Parques de Merendas Pontos de Água Parque Infantil Equipamentos Desportivos
RIO PRAIAS PARQUES DESCANSO MERENDAS ÁGUA PARQUE
INFANTIL
RINGUES
DESPORTIVOS
Pontos de Interesse Centro Histórico de Vila Nova de Cerveira Aquamuseu do Rio Minho Esculturas Painéis Informativos Observatório de Aves Pontões de Pesca Cais Fluviais
PONTOS DE
INTERESSE
CENTRO
HISTÓRICO
AQUAMUSEU ESCULTURAS INFORMAÇÃO OBSERVATÓRIO
AVES
PESCA CAIS
Bar/Café/Esplanada Suportes de Estacionamento para Bicicletas Iluminação Pública Papeleiras Linha do Minho Parques de Estacionamento Automóvel Instalações Sanitárias
BAR PARQUEAMENTO ILUMINAÇÃO PAPELEIRAS CP ESTACIONAMENTO WC
+ Esta Ecovia começa numa Praia Fluvial, a da Mota, percorre a margem esquerda do Rio Minho em direcção a Norte, ao longo de 13 quilómetros, e termina na Praia Fluvial, a de Montorros, enquanto pelo caminho passa por outra Praia Fluvial e Lagoa, a da Lenta. São também vários, os Cais fluviais e Pontões de pesca que pode encontrar ao longo da margem do rio.

+ Chegados a Vila Nova de Cerveira, a Vila das Artes, encontra-se com o Parque de Lazer do Castelinho, que para além de ser atravessado pela Ecovia, disponibiliza ainda, aos seus visitantes, diversas valências lúdico-pedagógicas, de lazer e desportivas. Entre elas destaca-se o Parque Aquático e o Aquamuseu do Rio Minho, equipamento que alberga a riqueza daquele curso de água internacional, com o sentido de criar um espaço de domínio público para a promoção e divulgação do Património Natural e Cultural associado ao Rio Minho. Mas, o Parque do Castelinho oferece ainda mais, muitos jardins relvados, diversas instalações desportivas, parque infantil, o cais Ferry, zonas de descanso e sombra, Bicicletários, café/bar, instalações sanitárias, etc. O Parque do Castelinho foi, também, escolhido pela Autarquia, para acolher e divulgar diversas esculturas, entre elas, a Escultura metálica de José Rodrigues, de 1996, “Navegações”; e diversas outras Esculturas resultantes dos Simpósios Internacionais de Escultura do Minho.

+ Também, ali ao lado, no Centro Histórico de Vila Nova de Cerveira - a Vila das Artes, encontra muitos equipamentos ligados à Cultura e à Bienal Internacional de Cerveira, com diversos elementos artísticos expostos em locais públicos, um pouco por toda a Vila. Destaque para o recente Mural das “Três Marias”, com 80 metros quadrados, do artista plástico Elton Hipólito, inaugurado em 2019. Uma forma de perpetuar a liberdade de expressão, de acordo com o Município.

+ Regressando à Ecovia, vai passar por baixo da Ponte da Amizade, que une as duas margens do Rio Minho e, mesmo ao lado, o Forte de São Francisco de Lovelhe. Logo de seguida, encontra-se com a Praia Fluvial da Lenta, que ainda oferece uma Lagoa, um Parque de Lazer e de Merendas.

+ Daqui, entra no Percurso Norte da Ecovia, mesmo ao lado do Observatório de Aves, seguindo, uma vez mais colado à margem do rio, enquanto passa, novamente, por diversos Cais fluviais e Pontões de pesca.

+ Por fim, chega ao Parque Natural de Montorros e à sua Praia Fluvial, poucos metros antes do Percurso Cerveirense se interligar com o Percurso do Concelho vizinho de Valença, que segue depois, em direcção a Monção.

+ Ao longo de toda a sua extensão, a Ecovia disponibiliza papeleiras, pontos de água, iluminação pública e painéis informativos, que o mantém informado e na direcção certa.

+ Tudo isto, através de um canal dedicado, que se ampara constantemente, ora na margem esquerda do Rio Minho, a Poente, ora na Linha Ferroviária do Minho, a Nascente.

+ Boas Pedaladas!

 
VOLTAR