16,100 km
MEIOS DE UTILIZAÇÃO PERMITIDOS E DISPONIBILIZADOS NESTA CICLOVIA
Back to Route web page
Regressar ao Percurso dos Açudes, da Ecovia do Rio Lima
 
Caminhada Bicicleta Cavalo
CAMINHADA BICICLETA CAVALO
+ Na Ecovia do Rio Lima, porque se trata de um Percurso de Natureza e também pela condicionante do piso, maioritariamente em terra batida, é permitida a circulação a pé, de Bicicleta e a cavalo.
 
Interdito a Veículos Motorizados
VEÍCULOS
MOTORIZADOS
+ Não é permitida a circulação de veículos motorizados.
 
Rio Lima Açudes do Rio Lima Parques de Merendas Praias Fluviais Moinhos de Água da Gemieira Posto de Observação do Rio Lima Património Religioso Zonas de Pesca
RIO AÇUDES ÁREAS DE
LAZER
PRAIAS
FLUVIAIS
MOINHOS
DE ÁGUA
POSTO DE
OBSERVAÇÃO
PATRIMÓNIO
RELIGIOSO
ZONAS DE
PESCA
Painéis Informativos Zona Agrícola Zona Vinícola Pontos de Interesse Suportes de estacionamento para bicicletas Parques de estacionamento automóvel
INFORMAÇÃO ZONA
AGRÍCOLA
ZONA
VINÍCOLA
PONTOS DE
INTERESSE
ESTACIONAMENTO
BICICLETAS
ESTACIONAMENTO
AUTOMÓVEL
+ São mais de uma dúzia, os açudes do rio Lima que vai encontrar no seu passeio.

+ As margens do Rio Lima oferecem paisagens extraordinários, local propício para a colocação de diversas Áreas de Lazer que incluem Parques de Merendas na Gemieira, na Gandra, em Lavradas e em Bravães.

+ No primeiro quilómetro vai passar pelo Posto de Observação do Rio Lima que oferece condições para observar a fauna que prolifera nestas margens.

+ Ao fim de cerca de seis quilómetros aprecie o conjunto dos sete Moinhos de Água da Gemieira.

+ No início do caminho, ainda em Ponte de Lima, vai passar mesmo ao lado da Capela de S. João Baptista e, na área de lazer de Bravães tem acesso ao Mosteiro de Bravães, classificado como MN - Monumento Nacional.

+ Logo a seguir a esta área de lazer não deixe de visitar a Fonte Santa - fonte monumental em cantaria, obra de meados do séc. XVIII, de frontão rectangular, onde se abre um nicho em concha. Por baixo deste nicho a água (sulfúrea) jorra com bom caudal de uma carranca, de forma humana, para uma bacia larga. Aconselhada para o tratamento de dermatoses e doenças hepáticas.

- Fonte: www.aguas.ics.ul.pt

+ Para além da extraordinária paisagem proporcionada pelas margens do rio Lima, aproveite ainda para conhecer melhor as vilas de Ponte de Lima e Ponte da Barca.

+ Em todo o percurso existem Painéis de Informação que o colocam na direcção certa e informam das valências da Ecovia.

 
VOLTAR

2008- | @ciclovia.pt #