4,593 km
MEIOS DE UTILIZAÇÃO PERMITIDOS E DISPONIBILIZADOS NESTA CICLOVIA
Back to Route web page
Regressar ao Percurso do Ermelo, da Ecovia do Rio Lima
 
Caminhada Bicicleta
CAMINHADA BICICLETA
+ Na Ecovia do Rio Lima, porque se trata de um Percurso de Natureza e também pela condicionante do piso, maioritariamente em terra batida, é permitida a circulação a pé e de Bicicleta.
 
Interdito a Veículos Motorizados
VEÍCULOS
MOTORIZADOS
+ Não é permitida a circulação de veículos motorizados.
 
Rio Lima Albufeira de Touvedo Pontos de Interesse Monumentos Ruínas Parque de Merendas Praia Fluvial Pista de Pesca
RIO ALBUFEIRA PONTOS DE
INTERESSE
MONUMENTOS RUÍNAS ÁREA DE
LAZER
PRAIA
FLUVIAL
PISTA DE
PESCA
Painéis de Informação Zona Agrícola Suportes de Estacionamento para Bicicletas Parque de Estacionamento Automóvel Património Religioso
INFORMAÇÃO ZONA
AGRÍCOLA
ESTACIONAMENTO
DE BICICLETAS
PARQUE DE
ESTACIONAMENTO
PATRIMÓNIO
RELIGIOSO
+ A poucos metros do local de início desta Ecovia, para montante, vai poder apreciar as águas límpidas do Ribeiro da Lapa e a ponte romana, ponto de encontro dos romeiros em direcção às festas anuais do Ermelo.

+ Chegando a esta aldeia aprecie as saborosas laranjas que a caracterizam, enquanto visita o Mosteiro Cisterciense de Santa Maria de Ermelo, do qual apenas se conserva a igreja românica e vestígios do claustro em ruínas. A igreja mantém ainda a sua estrutura medieval com a Capela-mor, o muro do cruzeiro, a entrada da abside e a fachada ocidental tal como era no século XIII, quando lá pernoitou D. Filipa de Lencastre, noiva de El-Rei D. João I, vinda do mosteiro de Celanova a caminho do Porto.

+ Regresse à Ecovia. Vai passar por diversos locais de descanso onde pode contemplar a extraordinária paisagem proporcionada pelo Rio Lima e pela albufeira da Barragem de Touvedo.

+ Mais à frente, depois da aldeia de Ermelo, vai encontrar no caminho umas Alminhas, padrão de culto aos mortos, hoje consideradas património artístico/religioso.

+ Continue em direcção a jusante por mais uns quantos quilómetros e chegará à Área de Lazer de Vilarinho de Souto. Aqui são disponibilizadas várias valências, nomeadamente, parque de merendas, pista de pesca, parques de estacionamento para bicicletas e automóveis, etc.

+ A Ecovia termina poucos metros mais a diante, onde tem que dar a volta para trás. Se pretender arriscar, siga pelo estreito caminho sempre em frente até à aldeia de Gração, pois continua a ser Caminho de Santigo.

+ Boas pedaladas!

 
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #