Caminhos de Santiago
Caminho Português da Costa
2,952km
Ciclovia:

Percurso Pedonal e Clicável de Santo Isidoro

Ecovia do Litoral Norte.

Caminho de Santiago: Caminho Português da Costa.
Início/Fim: Começa em Vila Praia de Âncora, no Lugar do Caído, acima do Nó de Camboas (acesso ao viaduto sobre a Linha do Minho). Exactamente onde termina o Percurso do Caminho das Camboas, da Ecovia do Atlântico.

GPS: 41° 49' 26.69" N,  8° 52' 24.51" W

Fim/Início: Termina na Praia de Moledo, na Rua 25 de Abril, no extremo Sul do passeio marítimo de Moledo.

GPS: 41° 50' 49.73" N,  8° 51' 59.34" W

Extensão: 2.952 metros.
Caracterização do Percurso: Trata-se aqui de uma Ecovia que se desenvolve na orla costeira, ligando as Freguesias de Vila Praia de Âncora, a Sul, e Moledo, a Norte, enquanto serpenteia os Rochedos de Santo Isidoro, a escassos metros do mar.

Este Percurso faz parte da Ecovia do Litoral Norte, que liga Esposende a Caminha, por modos suaves, sempre junto à orla marítima.

Também integra a rede de Caminhos de Santiago, fazendo parte do Caminho Português da Costa, entre o seu início, no Nó de Camboas, e a passagem inferior sob a Linha do Minho, já ao chegar à Praia de Moledo.

Pontos de Interesse: Esta Ciclovia começa, exactamente onde acaba o Percurso do Caminho das Camboas, da Ecovia do Atlântico. Prossegue para Norte, em direção à Praia de Moledo, passando pela Capela e pelo Cruzeiro de Santo Isidoro, sempre paralela à Linha do Minho.

Tem como principal característica, uma vista ampla e desobstruída sobre o oceano, durante toda a sua extensão.

Uma boa parte do Percurso passa pela zona da Estação de Ar Livre Santo Izidoro, sítio arqueológico ao ar livre do período Paleolítico, do Litoral Minhoto.

km 0,000: Início: Nó de Camboas - Ligação ao Percurso das Camboas.
km 0,468: Percurso partilhado com o trânsito automóvel.
km 0,660: Capela de Santo Isidoro.
km 0,682: Ligação ao Cruzeiro de Santo Isidoro.
km 0,707: Retoma do Percurso normal, em betuminoso.
km 1,930: Moinho de Vento.
km 2,680: Passagem sob a Linha do Minho - Continuação do Caminho de Santiago.
km 2,835: Rega/Ribeira das Preces.
km 2,952: Fim: Praia de Moledo.
Envolvência: A proximidade ao oceano, aos rochedos e à água, a Poente, e a Nascente, a zona rural e florestal de características e biodiversidade dunar.
Utilização: Percurso partilhado bidireccional.

É um Percurso partilhado pelo peão e pela Bicicleta, que apresenta delimitadores de circulação motorizada.

Piso e sinalização: O pavimento escolhido, foi o betuminoso de cor clara, que permite rolar sem dificuldade. Junto à Capela de Santo Isidoro, existem dois curtos Percursos em empedrado.

Apresenta sinalização vertical e horizontal, específica para esta Ciclovia, que consiste em sinais de cimento, colocados na lateral do pavimento.

Ao longo do caminho, estão disponíveis Painéis de Informação sobre a Ecovia do Litoral Norte.

Declive: Praticamente plana e sem declives, em toda a sua extensão, tanto mais que se desenvolve na marginal marítima.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Caminha

Polis Litoral Norte

Inauguração: O Percurso foi inaugurado simbolicamente, com a realização de um Passeio ciclo-pedonal, no dia 14 de Novembro de 2015. No entanto, o Percurso entre o Nó de Camboas e a Capela de Santo Isidoro, só entrou em funcionamento, dois anos depois.
Notas: Actualmente, em 2021, a Ecovia do Litoral Norte, prolonga-se para Sul, atravessando a Freguesia de Vila Praia de Âncora, através das Ciclovias existentes, Camboas e Foz do Rio Âncora. Aqui une-se ao recente Passeio Francisco Sampaio, que se liga aos Percursos de Viana do Castelo, nomeadamente ao Corredor Ecológico entre Carreço e Afife.
Ampliação da Ciclovia: O Polis Litoral Norte, responsável pela Ecovia, vai prolongar este Percurso, para Norte, até à Freguesia de Vilar de Mouros, em Caminha.
 
Utilização/Use
Caminhada/Caminante/Pedestrian Bicicleta/Bicycle Interdito a Veículos Motorizados/Prohibido para Vehículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles
 
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
 
Multimédia
Página actualizada pela última vez em: 10.Fevereiro.2021
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 10.Fevereiro.2021