Caminhos de Santiago
Caminho Português da Costa
0,981km
Ciclovia: Ciclovia da Foz do Rio Âncora.
Caminho de Santiago: Caminho Português da Costa.
Início/Fim: A Ciclovia começa a Sul, na Avenida Dr. Ramos Pereira - Vila Praia de Âncora, junto ao viaduto sob a Linha do Minho, exactamente onde se inicia, também, o Passeio Francisco Sampaio.

GPS: 41º 48' 35.99" N,  8º 51' 34.20" W

Fim/Início: Termina a Norte, ainda na Avenida Dr. Ramos Pereira, pouco depois do Portinho de Pesca de Vila Praia de Âncora, junto ao Forte da Lagarteira e, mesmo em frente do Monumento de homenagem aos Pescadores.

GPS: 41° 48' 57.12" N,  8° 52' 1.67" W

Extensão: 981 metros.
Caracterização do Percurso: Esta Ciclovia é constituída por dois segmentos distintos e unidos, um na Foz do Rio Âncora e outro em frente à Praia de Vila Praia de Âncora, proporcionando uma circulação contínua entre o Rio Âncora e o Forte da Lagarteira.

O primeiro Percurso, mais a Sul, insere-se no novo Parque Ribeirinho de Vila Praia de Âncora - Parque Dr. Ramos Pereira, na foz do rio e, partilha a circulação com os peões. O outro, desenvolve-se num corredor de uso exclusivo a Bicicletas, na Avenida Marginal da praia atlântica.

Os dois Percursos, contínuos, fazem parte do Caminho de Santiago Português.

Pontos de Interesse: A Ciclovia começa no Passeio Francisco Sampaio, na extremidade Sul do Parque Dr. Ramos Pereira. Aqui vai encontrar diversas valências de lazer e prática desportiva, como o Parque de Merendas, o Parque Infantil, o Parque Radical, jardins e esplanadas, etc.

Depois do Rio Âncora, vai passar pelo Posto de Turismo e pela praia de Vila Praia de Âncora, para terminar logo a seguir ao Portinho de Pesca, junto ao Monumento aos Pescadores e ao Forte da Lagarteira.

Envolvência: A Ciclovia desenvolve-se na Avenida Marginal de Vila Praia de Âncora, marítima e ribeirinha, entre o rio e a praia.
Utilização: O segmento ao longo do Parque Dr. Ramos Pereira, é partilhado com os Peões. Sendo o restante, o da Praia, de utilização exclusiva para Bicicletas.
Piso e sinalização: O piso utilizado é o betuminoso colorido amarelo, rolante, estando identificada com sinalização de Ciclovia, horizontal, pintada a branco no pavimento.

O Percurso da praia, segregado, desenvolve-se paralelo ao corredor pedonal, encostado à artéria rodoviária.

Declive: Ciclovia plana em quase toda a sua extensão, subindo, ligeiramente, para o Forte da Lagarteira.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Caminha
Inauguração: O segundo Percurso a ser inaugurado, o do Parque Dr. Ramos Pereira, entrou em funcionamento no dia 20 de Setembro de 2009. O Percurso da Praia é pouco mais antigo. O Percurso de ligação ao Caminho das Camboas, junto ao Forte da Lagarteira, foi inaugurado antes de 2013.
Notas: Esta Ciclovia une-se, a Norte, ao Percurso do Caminho das Camboas, da Ecovia do Atlântico.
 
Utilização/Use
Bicicleta/Bicycle Caminhada/Caminante/Pedestrian Interdito a Veículos Motorizados/Prohibido para Vehículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles
 
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 25.Outubro.2020
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 08.Agosto.2012
2008- | ©ciclovia.pt #