1,600km
Ciclovia:

Percurso do Caminho do Sargaceiro

Ecovia do Atlântico.

Início/Fim: Começa a Norte de Vila Praia de Âncora e do Nó das Camboas, na Rua 5 de Outubro, cruzamento com a Rua Vitorino Nemésio - Lugar da Cruz Velha.

GPS: 41° 49' 30.05" N,  8° 52' 20.76" W

Fim/Início: Termina na Avenida de Santana, no Lugar da Meia Légua, na entrada Sul do aglomerado populacional de Moledo.

GPS: 41° 50' 21.10" N,  8° 52' 20.17" W

Extensão: 1.600 metros.
Caracterização do Percurso: O Caminho do Sargaceiro é o Percurso, da Ecovia do Atlântico, que une as freguesias de Vila Praia de Âncora e Moledo, e que se estende ao longo da Rua 5 de Outubro (Vila Praia de Âncora) e Avenida de Santana (Moledo).

Trata-se de uma via ecológica, cujo Percurso se desenvolve na marginal atlântica, em direcção a Norte, com início no Nó das Camboas (Vila Praia de Âncora).

Pontos de Interesse: A Ciclovia percorre a marginal atlântica, passa pelas Alminhas e próximo da Capela de Santo Isidoro, terminando pouco antes da Praia de Moledo. Pelo caminho tem, ainda, acesso ao Miradouro Sino de Mouros, que lhe proporciona uma excelente vista sobre a praia de Moledo e o pôr-do-sol.

O nome dado a este Percurso é, sobretudo, uma homenagem ao Sargaceiro - que se dedicava à apanha do sargaço para uso medicinal e fertilizante dos campos agrícolas - uma figura tão tradicional e tão importante na freguesia de Moledo. Os Sargaceiros foram os precursores da agricultura biológica, hoje tão valorizada.

Envolvência: A proximidade ao Oceano Atlântico e a Praia de Moledo, caracterizam este Percurso da Ecovia.
Utilização: Neste Percurso, da Ecovia, é permitida a circulação a pé, de Bicicleta e outros modos suaves de transporte, não motorizados.
Piso e sinalização: A Ciclovia desenvolve-se no passeio pedonal. O traçado, rolante, está devidamente identificado com sinalização vertical normalizada e, delimitada, da via rodoviária, pelo lancil do passeio e piso colorido, amarelo.

Também usufrui de iluminação pública, em toda a sua extensão.

Declive: Praticamente plana, quase sem declives, descendo ligeiramente, a partir do início, no Nó das Camboas.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Caminha
Inauguração: O Percurso do Caminho do Sargaceiro, foi inaugurado no dia 19 de Outubro de 2008.
Notas: No início, a Sul, une-se e dá continuação ao Percurso do Caminho das Camboas.
 
Utilização/Use
Caminhada/Caminante/Pedestrian Bicicleta/Bicycle Interdito a Veículos Motorizados/Prohibido para Vehículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles
 
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
 
GPS #
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 10.Dezembro.2020
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #