10,341 km
MEIOS DE UTILIZAÇÃO PERMITIDOS E DISPONIBILIZADOS NESTA CICLOVIA
Back to Route webpage
Regressar ao Percurso de Sistelo, da Ecovia do Vez
 
Caminhada Bicicleta
CAMINHADA BICICLETA
+ Na Ecovia do Vez, porque se trata de um Percurso de Natureza e também pela condicionante do piso, maioritariamente em terra batida, é permitida a circulação a pé e de Bicicleta.
 
Interdito a Veículos Motorizados Interdito a Motos/Motorizadas Interdito a Motos 4 Interdito a Cavalos
VEÍCULOS
MOTORIZADOS
MOTAS/
MOTORIZADAS
MOTO 4 CAVALOS
- Não é permitida a circulação de veículos motorizados.
- Não é permitida a circulação em motos/motorizadas.
- Não é permitida a circulação em motos 4.
- Não é permitida a circulação a cavalo.
 
Rio Vez Açudes do Rio Vez Pontos de Interesse Monumentos Parques de Merendas Moinho/Azenha Praias Fluviais Zonas de Descanso
RIO AÇUDES PONTOS DE
INTERESSE
MONUMENTOS ÁREAS DE
LAZER
MOINHO
AZENHA
PRAIA
FLUVIAL
ZONAS DE
DESCANSO
Painéis de Informação Zona Agrícola Património Religioso Marcos Quilométricos Espigueiros
INFORMAÇÃO ZONA
AGRÍCOLA
PATRIMÓNIO
RELIGIOSO
MARCO
QUILOMÉTRICO
ESPIGUEIROS
+ O Percurso começa na bonita Ponte Medieval de Vilela, de construção românica, classificada como Imóvel de Interesse Público.

+ Subindo o rio pela margem direita, vai, mais uma vez, deparar-se com inúmeros açudes, alguns deles utlizados por antigas Azenhas e pelas novas Áreas Fluviais de Lazer, nomeadamente, a Zona Fluvial de Carreiras - Sá, a Zona Fluvial de Poço das Caldeiras - Loureda e, a Zona Fluvial da Senhora dos Aflitos - Sistelo, aqui com uma excelente praia devido ao espelho de água, mesmo junto à Ermida que dá o nome à Zona Fluvial.

+ Está já muito próximo da Aldeia de Sistelo, depois de passar pela cascata de água vai ter que atravessar a Ponte da Veiga e subir, por caminhos rurais em empedrado, até ao centro da Aldeia do Sistelo.

+ Chegados a Sistelo, também conhecida como o "pequeno Tibete português", devido aos seus socalcos, vai deparar-se com uma aldeia repleta de história e inserida numa paisagem fantástica, a Serra da Peneda, nas fraldas do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

+ Decretado em 2017 como Sítio de Interesse Nacional - Paisagem Cultural de Sistelo, a pacata aldeia minhota revela-nos uma quantidade de surpresas. Os monumentos, nomeadamente a Igreja, o Chafariz, o Cruzeiro, os Moinhos e a Ponte Medieval. O Rio Vez. Também uma das principais identidades da aldeia do Sistelo, é o conjunto de 31 Espigueiros, tão característicos dos Arcos de Valdevez e do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

+ Por fim, não nos podemos esquecer dos famosos socalcos de Sistelo, que deram a alcunha de pequeno Tibete português a esta aldeia. Os socalcos aumentam a superfície agrícola nos declives das encostas. São terrenos sobrepostos uns aos outros em escadaria e suportados por muros de pedra. Estas estruturas permitiram o desenvolvimento de uma agricultura de subsistência.

+ Ao longo de toda a Ecovia irá deparar-se com numerosos sinais e painéis informativos, bem como marcos quilométricos, que o situam devidamente e lhe oferecem opções de caminho.

+ Boas Pedaladas!

 
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #